Mulheres especiais e essenciais

Mulheres podem ser comparadas às heroínas dos quadrinhos com suas múltiplas habilidades. São mães, esposas, filhas, amigas, profissionais e MULHERES, com todas as letras maiúsculas.

Esse blog foi criado com a intenção de deixar suas vidas mais coloridas e dinâmicas, com dicas de saúde, beleza, casa, filhos, lazer, cultura, sexo, amor, profissão, culinária.



segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cinco mitos sobre o fluxo menstrual

1. O sangramento mensal elimina toxinas e limpa o organismo
A menstruação é a expulsão do endométrio, revestimento interno do útero, que descama quando há uma queda dos níveis de estrogênio e progesterona no organismo. Durante esse processo, pequenas veias e artérias são rompidas. A menstruação não depura o corpo, apenas elimina o tecido endometrial e o sangue decorrente dessa descamação.

2. A pausa mensal na cartela de pílulas serve para eliminar o acúmulo de hormônios no organismo
Entre trinta e 48 horas após a ingestão de cada comprimido, os hormônios já foram completamente metabolizados e eliminados do organismo. Além disso, os ginecologistas argumentam que, apesar de sintéticos, os hormônios das pílulas contraceptivas são extremamente parecidos com os hormônios naturais - e, portanto, não requerem um período para desintoxicação.

3. O ciclo estendido compromete a fertilidade da mulher
Esudos que acompanharam mulheres durante dois anos de uso contínuo da pílula mostraram que a taxa de retorno à fertilidade, uma vez suspenso o mpetodo, é comparável à da utilização convencional do medicamento. Em ambos os casos, assim que o uso é interrompido, os óvulos voltam a amadurecer nos folículos ovarianos e o endométrio retoma o processo de formação, descamando no próximo ciclo se a mulher não engravidar.

4. Após alguns meses sem menstruar, os sintomas da TPM, as cólicas e o fluxo voltam com mais intensidade
Não há nenhuma razão para que isso aconteça. Tensão pré-menstrual, cólicas e intensidade do fluxo dependem do organismo de cada mulher. Sem a pílula, o corpo apenas volta a funcionar normalmente, produzindo os mesmos sintomas de antes do tratamento.

5. Menstruar todo mês é um processo natural
Para uma corrente de ginecologistas, natural mesmo seria a mulher engravidar seguidamente, já que o organismo feminino se prepara para uma gestação a cada ciclo menstrual. O sangramento mensal da mulher que utiliza a pílula com a parada regular, a cada 21 dias, é menos abundante porque o endométrio expelido não é espesso, como ocorreria se ela estivesse ovulando.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...