Nesta postagem listarei alguns conselhos úteis para quem quer fazer uma dieta segura e com saúde.
Medicamentos
Não existem remédios para a cura da obesidade. Os medicamentos são meros auxiliares no tratamento e jamais poderão substituir o regime dietético. Poderão sim, auxiliá-lo na mudança de seus hábitos alimentares e ajudá-lo a chegar ao peso normal. Se usá-los, faça-o com responsabilidade, sempre sob orientação do médico.
Controle do Peso
O controle semanal do peso é suficiente. As condições de pesagem, isto é, roupa, dia da semana, hora e balança, deverão ser sempre as mesmas. As mulheres no período pré-menstrual e menstrual apresentam retenção de líquidos, por isso o peso nesses dias está aumentado. É também normal o aumento de peso à medida que se envelhece: a atividade física diminui, bem como as necessidades calóricas são menores; mas come-se igual a antes.
Atividade física
É importante escolher uma atividade física. Caminhar é mais fácil, mais barata e a mais natural. Caminhar 40 a 60 minutos por dia é o suficiente. A melhor atividade física é aquela que se faz com prazer. A pior delas é aquela que se faz contrariado. Fora da dieta, a única maneira de emagrecer é excercer uma atividade física. Em todas elas há perda de calorias. É claro que dependendo de cada tipo de exercísio se queimarão mais ou menos calorias. Por exemplo, queima-se em média de 60 minutos:
Caminhar = 240 calorias
Nadar = 300 calorias
Ciclismo (5km/h) = 330 calorias
Subir escadas = 960 calorias
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é importante fazer o AQUECIMENTO. Há várias formas de aquecimento, e para que se alcance os objetivos de forma satisfatória, ele deverá ser feito, no mínimo, durante 3 minutos e envolver a mobilidade do corpo em geral. Aconselha-se que os exercícios sejam diários. Iniciar lentamente, aumentando progressivamente o tempo dedicado àquela atividade física.
Festas e reuniões
Há situações em que não podemos fugir: aniversários, casamentos, etc. Como agir nessas ocasiões? Água e sucos naturais são o ideal. Porém, se necessário use uma bebida alcoólica em pequena dose fazendo-a durar por muito tempo. Prefira um filé magro de carne ou de frango, ou então, frutos do mar ao natural. Intercale, se possível, com rodelas de palmito, pepino em conserva, champignon, frutas etc. um refrigerante "diet" é mil vezes preferível a um refrigerante comum.
Conclusão de tratamento
É importante, uma vez concluído o tratamento, não pensar que esteja tudo terminado. Continuar magro é um "Programa de Vida". É uma opção que se faz, custe o que custar. E isso implicará numa "Eterna Vigilância". Continue pesando-se regularmente e não permita que seu peso volte a aumentar. É mais fácil emagrecer 2 ou 3kg que 10 ou 20kg. Seja persistente na sedimentação dos hábitos saudáveis que você aprendeu durante o tratamento. Seja severo, exigente com você mesmo.
Texto de: Dr. Paulo da Veiga Cordeiro, Dr. André da Veiga Cordeiro e Dr. Julio da Silva Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário