Você sabia?
Durante o sono, liberamos um hormônio chamado GH que ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Mas isso não quer dizer que você deva dormir a vida inteira, pense nisso!!
A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade é secretada durante o sono, e pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades desse hormônio.
Existem alimentos que podem piorar ou melhorar a qualidade do sono.
Atualmente, não é incomum ver pessoas que se esforçam para diminuir as horas de sono, na tentativa de ampliar o número de horas úteis. No entanto, está provada a importância do sono para o bom funcionamento do corpo e da mente; ele é o responsável pela qualidade e pelo desempenho das horas em que estamos acordados.
Ao dormir, descansa-se a mente, o corpo e, ainda, ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. Mas como então, melhorar a quantidade e a qualidade do seu sono?
Além de um colchão confortável, pouca claridade e leituras mais tranquilas, a alimentação pode contribuir para um sono reparador.
Dicas
- A noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades.
- Evite tomar café, chás com cafeína (como chá preto e chá mate) e refrigerantes derivados de cola, pois todos são estimulantes. Use os chás de flores e frutas, que são calmantes.
- Evite o consumo exagerado de líquidos durante o período noturno. As noites interompidas pelas idas ao banheiro prejudicam a qualidade do seu sono
- O triptofano, um aminoácido presente no leite, por exemplo, é indutor natural do sono e ainda aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural. Uma xícara de leite com biscoitos é uma ótima pedida para um lanchinho pré-sono, já que contém triptofano e carboidrato, que facilitam a entrada do aminoácido no cérebro.
- Alimentos gordurosos e álcool podem provocar azia e má digestão, resultando em um sono inquieto quando consumidos próximos ao horário de descanso. Por isso, evite preparações pesadas e bebidas alcoolicas em excesso. Apesar de , às vezes, essa "dupla" levar a um sono pesado e sem intervalos, nem sempre isso é sinônimo de sono reparador e com qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário