Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Deve ser lembrado que os radicais livres também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos "músculos lisos". Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo.
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustãopor oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.
Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
- Poluição ambiental;
- Raio X e radiação ultravioleta;
- Radiação eletromagnética;
- Cigarro;
- Álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios)
- Estresse;
- Consumo de gorduras saturadas (frituras, etc);
- Consumo de gordura animal;
Uma boa alimentação rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os malefícios dos radicais livres.
O uso de cosméticos específicos para combate dos radicais livres também apresentam resultados super eficazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário