Mulheres especiais e essenciais

Mulheres podem ser comparadas às heroínas dos quadrinhos com suas múltiplas habilidades. São mães, esposas, filhas, amigas, profissionais e MULHERES, com todas as letras maiúsculas.

Esse blog foi criado com a intenção de deixar suas vidas mais coloridas e dinâmicas, com dicas de saúde, beleza, casa, filhos, lazer, cultura, sexo, amor, profissão, culinária.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Peru - País mágico e de pessoas encantadoras

Queridos leitores,

como puderam perceber, adoro viajar. E no início de Maio, fiz a viagem mais inesquecível da minha vida (até agora!!!). Fui conhecer o Peru.
Alguns amigos acharam um gosto meio duvidoso: "Fazer o que no Peru? Não vejo graça nenhuma!"
Pois enganam-se todos que pensam desta forma.

O Peru apesar do clima seco que dificulta um pouco a respiração, é um país lindo de múltiplas paisagens, lá podemos encontrar planícies áridas da costa do Pacífico, cânions profundos, picos nevados e o lago navegável mais alto do mundo. Possui uma cultura riquíssima, culinária surpreendentemente saborosa e um povo amável e gentil.

Desembarcamos em Lima e ficamos hospedados no charmoso bairro de Miraflores, lugar rodeado de restaurantes, hotéis, cassinos e muita história. Um ponto bastante interessante é o centro comercial Larcomar com seus cafés, cinemas e uma escada rolante ao ar livre, isso porque em Lima quase não chove. Em Miraflores fica o Sitio arqueológico Huaca Pucllana, o Parque do Amor, o Parque Kennedy e a Igreja da Virgem Milagrosa (onde assistimos a uma missa).

No centro de Lima existem vários museus e lugares interessantes para visitação: Palácio Azorbispal com suas imponentes sacadas de madeira, a Catedral de Lima com mosáicos impressionantes, Plaza de Armas onde podemos assistir à troca de guardas ao meio dia, Palácio do Governo e Igreja de São Francisco com suas catacumbas subterrâneas.

Fora do centro, existe um lugar que não deve faltar no seu roteiro, o Sítio arqueológico de Pachacámac datado de 200 d.C. onde são encontradas construções maravilhosas. Realmente é um passeio imperdível!!!

De Lima fomos para Cusco, há 3400m de altitude. Sensação horrível logo na chegada: falta de ar, enjoo, cabeça desorientada e taquicardia, esses são alguns dos sintomas do "mal de altitude" e deve ser observado. Passamos o primeiro dia em "modo econômico de energia" para que fossemos nos acostumando com o clima. Nesse dia, procuramos fazer passeios leves e nas mediações da cidade.
Fomos visitar a Catedral Colonial de Cusco que possui mais de 400 pinturas da Escola Cusquenha e uma arquitetura luxuosa; Sacsayhuaman com suas encormes pedras esculpidas e meticulosamente encaixadas; a Igreja e o convento de Santo Domingo que foram construídos sobre o santuário inca Korikancha e unem as duas culturas; Qenqo e Tambomachay que eram lugares de sacrifícios; Puca Pucara com salas, praças e mirantes.

Passado o mal-estar, fomos conhecer o Vale Sagrado dos Incas passando por várias cidades, Pisac com suas ruínas com terraços agrícolas e edifícios militares; Calca que foi um importante centro administrativo inca; Moray com seus terraços em círculo que mais lembram um anfiteatro grego; em Urubamba paramos para almoçar e no final do dia, conhecemos a espetacular Ollantaytambo.

Ollantaytambo fica a 97km de Cusco  e é descrita como uma cidade inca viva, é lá que fica o Templo do Sol, um exemplo da maestria inca com pedras. Seis pedras rosadas com aproximadamente 8 toneladas cada, têm encaixes perfeitos e por serem de uma colina nos arredores, foram movidas por rampas.

Em Ollantaytambo embarcamos de trem para Águas Calientes, que fica a 8km de Machu Picchu. Uma cidade pequena que vive do turismo e possui piscinas termais. Foi onde conhecemos o pitoresco e típico prato chamado "Cuy". Mas prefiro não entrar em detalhes sobre isso! e de onde partimos para o passeio mais esperado: conhecer Machu Picchu.

Machu Picchu, Cidade Sagrada dos Incas é simplesmente maravilhosa, não há como descrevê-la pois as palavras são incapazes de traduzir tamanha beleza e exuberante arquitetura.

Voltamos para Ollantaytambo no Trem Vistadome, que além de serviço de bordo e teto panorâmico, tem apresentações de danças folclóricas e desfile de moda.
De volta a Cusco, partimos em direção a Puno, a capital folclórica do Peru e onde está localizado o Lago Titicaca com 8300k² e várias ilhas com habitantes que vivem de modo tradicional. Um dos povos mais interessantes são os uros que vivem em ilhas flutuantes que parecem imensos ninhos de palha.São aproximadamente 60 ilhas feitas com camadas de junco totora sobre torrões de raízes, fixadas por âncoras de madeira. A maior ilha tem 160 anos e nela, sala de reuniões e uma escola.

Conhecemos também a Ilha Taquile que mantem suas tradições, em Taquile não existe polícia e os problemas são resolvidos pelos líderes eleitos em reuniões aos domingos. Todos usam roupas coloridas e os gorros distinguem os homens casados dos solteiros e uma curiosidade, os gorros são tricotados pelos homens que aprendem a tecer desde cedo.

O Peru com suas diversidades proporciona aos turistas passeios para quem pode ficar poucos dias ou para quem deseja conhecê-lo de norte a sul.

Espero voltar para conhecer mais deste país encantador e de pessoas hospitaleiras que atendem os turistas sempre com um largo sorriso.

Abaixo, alguns itens básicos que não podem faltar na mala:
Roupas leves e sapatos confortáveis para os passeios durante o dia, a noite requer algo mais quente.
Chapéu, de preferência com abas largas, pois apesar do friozinho o sol é escaldante.
Capa de chuva, nunca se sabe quando ela resolve cair.
Protetor solar, repelente e um bom hidratante.
Água para os passeios, lembrando que não se deve tomar água da torneira
Óculos de sol
Dilatador nasal (em tiras), faz uma grande diferença nos lugares altos.

Agora aproveite as dicas e boa viagem!!!